2015 Color Marketing Group

No dia 22 de Setembro, assistimos às palestras do 2015 Color Marketing Group Latin American Conference.

A palestra inicial de abertura e boas vindas foi proferida pela Profª Dra. Paula Csillag, presidente da Associação ProCor do Brasil, cuja missão é integrar seus associados (pessoas ou entidades) que atuam com cor e luz, apoiando e difundindo estudos e pesquisas relacionadas às cores em todos os campos e processos produtivos da atividade humana com os quais a cor interage. Alguns destes campos em que a cor está presente são: comunicação visual, arquitetura, design de interior, design gráfico, iluminação, embalagens, artes, saúde, fisiologia, processos produtivos de tintas, tecidos, cosméticos, entre vários outros.

John West e Gisella Prado

John West e Gisella Prado

Na sequência, John West, presidente do Color Marketing Group (CMG), trouxe previsões das cores para os próximos 2 anos, com cartelas para Ásia, Europa, América Latina e América do Norte, além das inspirações e tendências para estas cartelas. Seu tema foi “Lucro da Cor”: as cores vendem, e a cor certa vende melhor.

Cartela com previsões de cores para os próximos anos

Cartela com previsões de cores para os próximos anos

Ainda contamos com palestra de Fabiane Mandarino, da Academia da Cor & Design, com o tema “Difusão da Cor na Mídia”, mostrando a evolução do uso da cor na mídia, principalmente nas revistas e editoriais de moda, e trabalhos de fotógrafos da área com propostas ousadas em cores, saturação e luz.

Apresentação de Fabiane Mandarino

Apresentação de Fabiane Mandarino

Por último, o Prof. Arq. Dr. João Carlos de Oliveira Cesar, com tema “Cor e identidade: do produto à cidade”, mostrou seu estudo de cores e matizes urbanos que ele está desenvolvendo nas capitais do país, e sua relação com a história e cultura de cada local.

Ao final, todos foram agraciados com um brunch e lançamento do livro “Comunicação com Cores” de autoria da Profª Dra. Paula Csillag, uma obra de interesse para profissionais das áreas de design gráfico e digital, publicidade e propaganda, visual merchandising, arquitetura e decoração, moda, fotografia e cinema, artes, design de produto, que irá apresentar uma abordagem científica pela percepção visual. Publicação da Senai Editora.

Leave a Comment